O Mormo é uma zoonose que afeta mamíferos, inclusive humanos, e, geralmente acomete equídeos (cavalos, mulas, burros, asnos e zebras). É uma doença letal, causada pela bactéria Burkholderia mallei. Os sintomas são caracterizados por secreção e ferimentos nasais que evoluem rapidamente para inflamação, necrose (apodrecimento) e hemorragias na área do nariz. A forma pulmonar se caracteriza por um quadro de pneumonia. Na pele, em alguns casos é possível observar feridas, principalmente nos membros posteriores. Animais de boa saúde embora portadores da zoonose, podem não apresentar sinais, mas serem transmissores da doença. Nestes casos podem apresentar claudicações (manqueiras). O animal também pode apresentar fadiga, tosse, febre, apatia e emagrecimento. A doença é um perigo no Brasil e países em que apresentam situações de penúria, pois não tem cura e mata tanto animais como humanos, podendo levar a óbito em até 48 horas.

Fonte: Cartilha “Mormo” – Laboratório Paddock de Análises Clínicas Veterinárias;

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Veja Portaria n°39 do MAPA que estabelece consulta pública sobre o Mormo

Prazo para enviar sugestões para o MAPA vai até 12 de junho.


O Mormo no Brasil foi atrás da Portaria do MAPA N° 39, de 11 de maio de 2016, que oficializa  a consulta pública do Projeto de Instrução Normativa, estabelecendo  as diretrizes para a prevenção, controle e erradicação do Mormo. 
O prazo para a população se manifestar é de trinta dias a contar da data da publicação em 12 de maio.  





 Veja o anexo na íntegra (Clique )

Compartilhe aqui sua opinião com outros leitores, deixando registrada sua região  ... Quem sabe nascem novas ideias! Afinal o blog também quer saber o que você pensa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário